Nome:

Cada pessoa tem a sua personalidade. A sua maneira de ser e de estar na vida. Deixo que imaginação das outras pessoas se exprimam. só espero que não façam muitas projecções daquilo que são em mim. LOL Se quiseres conhecer melhor ou mesmo ate pa falar do que te passar pela alma ou pela cabeça, associa juliofaisco@hotmail.com

quinta-feira, agosto 03, 2006

BI DE COLOMBO

Se o nascimento já era incerto então o local da morte pelos vistos também, muitas teorias se levantam e muita tecnologia a mistura, neste enigma, da vida e da morte de um grande marinheiro. Cristóvão Colombo. Ate parece que o país que tenha a melhor tese ganha o direito a paternidade deste homem, mas quantos são os filhos de pais incógnito quantos crescem em orfanatos e nuca se perguntam qual o local certo de nascimento, e depois muitos outros morrem em valas comuns. O país que pelos vistos seja o berço e outro que seja o sepulcro deste navegador ira ter uma nova alma e um ego diferente e mais altivo,
corajoso uma lufada de ar novo. Para enfrentar as depressões económicas ou os problemas sociais. Ou par ter mais alguma coisa para ser candidato a património da humanidade A que lembrar que Portugal também anda metido nestes assuntos, porque navegadores é connosco e não fosse eu da terra que o Vasco da gama ganhava o seu sustento, por outras palavras onde vinhas explorar o povo de cá. Que
também a uma certa historia em volta das suas ossadas entre Sines e Vidigueira em que os habitantes de Sines também reclamavam as suas ossadas os vidigueirenses não tiveram para meias medidas e lhes deram os ossos, pelos vistos de um sapateiro, ao menos este episodio sempre é mais caricato. Nem queriam vocês saberem pelo nome que ficaram conhecidos. Mas como dizia, Colombo casou em 1479 com a portuguesa Filipa Perestrello Moniz, também se sabe que frequentava a corte portuguesa. Será que era português?
Muitas nacionalidades lhe são dadas, como espanhol, italiano ou genovês. Conta a historia que este não tinha muita afinidade com o seu filho, na altura de escrever a sua biografia, pediu a este que não revelasse a sua origem de nascimento, será que Colombo já estaria a prever que isso ia dar uma grande confusão as cabeças das pessoas, ou será que queria que andássemos todos a disputar o seu país de origem? O certo é que há pessoas a dedicarem a suas vidas a esta causa.
Mas o que será mais importante o sitio onde este nasceu e onde morreu, ou a descoberta o abrir de novos caminhos e horizontes para a humanidade, o domínio que homens fizeram para dominar sitos nuca antes navegados sem gps nem bússolas todas "pipi" como as de hoje. A coragem de ir para sítios desconhecidos, certo que por detrás de toda esta bravura também havia outras razões para que estas pessoas se entregassem as suas vidas ao mar.

Deixou-vos agora com o artigo do jornal de notícias de hoje, achei bastante graça ao título.


BI DE COLOMBO
Ossos de Colombo jazem em Sevilha
Direitos reservados

Túmulo de Colombo na Catedral de Sevilha, em Espanha


Andreia C. Faria

Cientistas espanhóis provaram, a partir de análises de ADN, que parte do corpo de Cristóvão Colombo jaz na Catedral de Sevilha, em Espanha. A equipa, liderada pelo especialista em genética José António Lorente, exumou, em 2003,os únicos restos mortais conhecidos do irmão e do filho de Colombo, utilizando técnicas desenvolvidas nos EUA para reconhecer vítimas do 11 de Setembro, e concluiu que os ossos que se encontram sepultados em Sevilha são, "sem dúvida", de Cristóvão Colombo.
No entanto, esta descoberta está a gerar polémica. É que, no túmulo exumado,
os cientistas encontraram apenas 200 gramas de ossos, que correspondem a 15% dos restos mortais do navegador. Quanto ao paradeiro dos restantes 85%, as possibilidades são múltiplas.
Até hoje, Sevilha e Santo Domingo, capital da República Dominicana, foram apontadas como as mais prováveis sepulturas do navegador, mas "há a possibilidade de qualquer pessoa que teve acesso ao corpo durante as transladações ter guardado alguma recordação", como explicou, ao diário espanhol "El Pais", José António Lorente.

Colombo faleceu em Valladolid, em 1506. Três décadas mais tarde, como era desejo do navegador, as suas ossadas foram transladadas para São Domingo e, já no século XVIII, para Cuba. Em 1898, o corpo voltou para Sevilha, mas anos antes fora encontrada, em São Domingo, uma urna de metal com o nome de Colombo, que se crê conter os seus restos mortais. O estudo espanhol revela que o navegador era, quando morreu, um homem de estatura média, sem doenças ósseas mas com algumas cáries.

Resultados rejeitados
As autoridades dominicanas já fizeram saber que recusam estes resultados, adiantado que foi realizado por "um grupo privado com interesses particulares" sem a participação do governo daquele país. Lorente quis investigar as estas ossadas, mas os dominicanos nunca deram autorização. O túmulo de Colombo é uma das principais atracções turísticas de Santo Domingo.

J.N Quinta-feira, 3 de Agosto de 2006